Posso não concordar com nenhuma das tuas palavras, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las. (Voltaire)

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quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O Acre no ENEM

Segundo notícia publicada no portal G1, aumentou a diferença entre as médias no ENEM de alunos de escolas particulares e públicas:

"Este ano, alunos da rede particular do país atingiram a nota de 68,04 nas questões objetivas, ao passo que a rede pública teve média de 49,20, levando a uma diferença de 18,84 pontos. Em 2006, essa diferença foi de 15,63 pontos (em cem)."

Na escola particular, se o docente não consegue cumprir plenamente com sua missão, recebe apoio direcionado ao melhoramento de sua prática, através de profissionais especializados. Se a situação persistir, pode até mesmo ser substituído.

Os profissionais incumbidos de dar suporte ao professor focam esforços na necessidade do aluno para o final da cada ciclo de ensino; no caso do Médio (antigo 2º grau), devem estar preparados para o vestibular. São filhos da classe dominante, portanto devem manter seu posto.

Na escola pública os equivalentes a esses profissionais não foram preparados para tal incumbência: Seu trabalho em uma escola de Ensino Infantil, na maioria dos casos, não difere muito do que faria em uma de Ensino Médio. Em 8 anos de trabalho docente, encontrei muitos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) que dariam excelentes decoradores(as) (fazem ótimos cartazes de comunicados, repletos de mensagens para reflexão e florzitas), mas que não enxergam um palmo à frente do nariz quando se trata de criar estratégias para focar o ensino das classes menos favorecidas para as necessidades reais, que lhe darão oporuinidade de mudar o curso de suas vidas.

Não culpo inteiramente esses profissionais. Cito dois pontos que poderiam ser melhorados para uma formação correta destes:

  • Durante minha licenciatura, observava os futuros profissionais da área de pedagogia utilizando boa parte de seu tempo em sala recortando revistas, fixando cartazes, preparando confraternizações, entre outras atividades prazerosas. Ponderava: deve haver algum momento em que realmente estudem, mas esse tempo ocioso não poderia ser utilizado para mais estudo? E mais: será que o tempo útil estaria sendo gasto para prepará-los como criadores e executores de táticas de combate as mazelas de cada ciclo de ensino?
  • As Secretarias de Educação deveriam preparar cursos que dariam a esses especialistas a noção correta de sua real função: preparar o aluno de cada estágio de ensino para o posterior (o Ensino Fundamental deve servir de base para o Médio, este para o vestibular).
Na escola particular existe o consenso de que se não houver qualidade, o pai do aluno o levará para outra, reduzindo assim o lucro da instituição e até fazendo cabeças rolarem. Na pública, o sentimento deveria ser o mesmo, em respeito aos impostos pagos pelo contribuinte que matricula sua prole.

Ponderem, alunos e professores: o Acre foi um dos cinco estados com pior colocação na prova objetiva do ENEM 2007.

Os piores estados
Prova objetiva Redação
Tocantins 42,77 Tocantins 50,70
Amazonas 42,87 Roraima 52,12
Acre 43,60 Rondônia 52,45
Roraima 43,82 Mato grosso 52,55
Alagoas 44,12 Alagoas 52,77

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